Carol Viesi

Dando continuidade ao nosso estudo sobre Ayurveda, a extraordinária medicina da mente e do corpo na Índia, quero falar sobre os 5 elementos!
O Ayurveda ensina que o universo é composto por cinco formas de manifestação, as quais são representadas pelos cinco elementos, chamados de Pancha Maha Bhutas.

São eles:

Éter (Akasa) ==> representa o espaço, amplitude, expansão.
Ar (Vayu) ==> representa o espaço em movimento. Possui características como leveza, secura, inquietude.
Fogo (Agni) ==> sua fonte é o Sol, representando energia e calor. É o elemento transmutador, que promove transformação.
Água (Jala) ==> é a matéria em seu estado líquido, possuindo características de fluidez e lubrificação, entre outras.
Terra (Prthivi) ==> representa a matéria em seu estado mais sólido ou condensado, possuindo características de estabilidade e inércia.

Os textos clássicos do Ayurveda afirmam que o ser humano é a reunião dos cinco grandes elementos da natureza (Pancha Maha Bhutas) mais o SELF IMATERIAL (espírito).
De acordo com Dr. Vasant Lad, a partir da movimentação do éter, iniciou –se a primeira manifestação da matéria através do elemento ar; o movimento vibrante do ar produziu fricção e assim o calor foi gerado, e estas partículas em sintonia formaram uma intensa luz manifestando o fogo.
Através do calor do fogo, os elementos mais etéreos se dissolveram e liquificaram manifestando o elemento água, solidificando para depois se transformar em moléculas de terra.

Os 5 elementos têm influências climáticas, estão presentes também na formação das estações do ano e possuem relação com os órgãos do sentido e com a harmonização de nosso corpo.
Estes elementos em harmonia, sem excessos ou deficiência geram uma coordenação em nosso corpo e nossos movimentos, manifestando um equilíbrio entre corpo e mente.

É através dos doshas que o ayurveda canaliza os cinco elementos responsabilizando – os pelas funções físico/químicas e fisiológicas do corpo, mantendo a saúde no estado de homeostasia.

Bibliografia:
Ayurveda – A ciência da autocura
Autor: Dr. Vasant Lad
Fonte pesquisa: eusemfronteiras

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp
Enviar mensagem