Carol Viesi

Agora que já sabemos sobre os 5 elementos, podemos dar mais um passo no entendimento dessa maravilhosa ciência da vida chamada Ayurveda!

Existem três principais forças vitais ou "humores" derivados dos 5 elementos conhecidos como DOSHAS - Vata, Pitta e Kapha - que são responsáveis por todas as funções do corpo, físicas e psicológicas.

Como cada indivíduo é constituído pela combinação dos cinco elementos, cada um é considerado como um ser único. A diferença entre cada um se manifesta em forças da natureza e tipos energéticos, dos quais predominam Vata (ar), Pitta (fogo) e Kapha (água) e suas combinações.

  • O ÉTER e o AR criam VATA
  • O FOGO e a ÁGUA criam PITTA
  • A TERRA e a ÁGUA criam KAPHA

Todos nós nascemos com um equilíbrio particular de doshas, determinado quando somos concebidos, que cria a nossa constituição e permanece inalterado a vida inteira - Prakruti.

A exposição excessiva à influências nocivas, através de maus hábitos de vida, pode agravar um ou mais elementos, representados nos Doshas, devido a nossa resistência ou inabilidade para nos ajustarmos a elas - Vikruti.

Os desequilíbrios podem se manifestar como doenças externas nos aspectos físicos, psíquicos e sociais da nossa vida.

Aspectos gerais de cada dosha:

VATA - Este dosha controla todo o movimento biológico, como a inspiração e a expiração, a circulação sanguínea, os impulsos nervosos, os batimentos cardíacos, a comida que entra e que sai, o fluxo dos pensamentos.

PITTA - O dosha do fogo representa o metabolismo, sendo responsável por todas as transformações químicas que ocorrem no organismo. Pitta trabalha a digestão, traz luminosidade para o olhar, regula a temperatura e é fonte de energia.

KAPHA - Kapha é o dosha responsável por nossa estrutura e pela formação do sistema linfático. É ele que dá suporte e nutre o sistema nervoso, lubrifica o trato digestivo, as articulações e o trato respiratório, regulando a água e a gordura corporal.

Acompanhe os próximos posts desse estudo! Farei um post para cada dosha ;)

Apoio e leitura:

ayurveda.com.br

Dr Vasant Lad

Compartilhe:

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp
Enviar mensagem