Carol Viesi

Se precisar fortalecer o corpo, limpar, tonificar e se recuperar de algo que o deixou desvitalizado, aproveite de todos os benefícios e sabor do Feijão Moyashi!

Ainda um pouco difícil de encontrar, o feijão Moyashi, ou feijão Mongo, ou Mung, têm uma longa história de uso medicinal e alimentar  em toda a Ásia, e vem aos poucos ganhando popularidade no Ocidente.

Para a nutrição tradicional, ele é rico em proteínas, fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas C e do complexo B, seu broto de feijão tem propriedades antioxidantes, ou seja, combate os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Por todos esses benefícios, pode-se dizer que o consumo regular auxilia a melhora da imunidade, assim como a desintoxicação do corpo.

Para a nutrição ayurveda e chinesa, ele é restaurador, fácil de digerir, tonificam o qi, fortalecem o baço, estômago e rins, elimina estagnações, cansaço e promovem a diurese.

“Curry” de Feijão Moyashi

Ingredientes:

2 xícaras de Moyashi deixado de molho por 14 h (trocando a água 2x), depois escorrer a água e deixar germinar por um dia (lavar em água corrente 2x)

Água filtrada para cozimento

Sal rosa

2 colheres de chá rasa de manteiga ghee

Mix de temperos secos massalas (cúrcuma, curry, coentro, cominho, pimenta do reino, páprica, alho, cebola, mostarda, gengibre, louro, feno grego, canela, cravo, noz moscada, cardamomo e kümmel)

1 abobrinha paulista cortada em cubos pequenos

2 cenouras médias cortadas em cubos pequenos

Preparo: leve o feijão para cozinhar em panela de pressão com a água e todos os temperos (aproximadamente 3 dedos de água para cima dos grãos). Após pegar a pressão, deixe cozinhar por 10 minutos, desligue e deixe que a pressão saia sozinha. Abra a panela, coloque os legumes, prove o sal e os temperos e corrija se necessário. Volte ao fogo e pressão por 5 minutos. Prove e sinta a textura dos legumes para que esteja a seu gosto.

Coma quentinho, acompanhado de sementes de girassol.

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